Para o acionamento das rabetas são utilizados motores estacionários, a gasolina de 2 ou 4 tempos e a diesel 4 tempos, com potência entre 3,5 e 13,0HP.
Os motores a gasolina têm a vantagem de serem mais leves e compactos, com menor ruído e vibração, porém necessitam de mais cuidados e manutenção, principalmente no que se refere ao combustível e carburação.
Motores a diesel têm maior torque e compressão, exigem pouquíssima manutenção e são mais robustos que os motores a gasolina, porém a vibração, peso, e o nível de ruído são maiores que nos motores a gasolina.
Nos dois motores o sistema de partida pode ser manual retrátil ou elétrica, veja a figura abaixo:
O sistema de partida manual é bem simples, consiste em uma corda com punho, onde o próprio operador puxa a corda até o motor entrar em funcionamento.
Com a partida elétrica, o motor vem equipado com um motor de arranque e um painel de partida, onde a mesma se dá através de uma chave de partida. Neste sistema há necessidade de uma bateria auxiliar, que, normalmente não acompanham os motores.
Comparativo de Motores Para Rabeta a Gasolina 4 Tempos
Comparativo de Motores Para Rabeta a Gasolina 2 Tempos
Comparativo de Motores Para Rabeta a Diesel
Este comparativo irá ajudá-lo a escolher qual é a melhor opção de motor para sua rabeta.
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