As rabetas simples podem ser curtas ou longas, de acordo com a potência do motor e a necessidade do usuário. São fixadas no barco através de uma chapa, que deve ser parafusada na popa do barco e no motor, conforme as imagens abaixo:
A chapa quadrada fica parafusada na popa do barco através de 4 parafusos, e a rabeta presa ao motor através deste encaixe redondo, também com 4 parafusos.
Com este sistema de encaixe, sempre que a rabeta precisar ser removida do barco, basta soltar a trava que fixa a rabeta na chapa de aço. A chapa fica fixada no barco e a rabeta com o motor são removidos, conforme a figura abaixo:
Em algumas marcas, o acelerador, nas rabetas simples, é feito na alavanca de aceleração do motor, podendo também ser adaptado um kit acelerador. Neste caso a aceleração passa a ser feita na haste de controle da rabeta, assim como as rabetas completas.
Nas rabetas simples, a proteção da hélice é feita por uma barra de aço localizada na parte inferior da hélice, evitando que a hélice encoste no fundo do rio.
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